9 Passos para fazer a sua própria decoração
Olá!
Já parou para pensar que o quarto é o lugar onde você passa uma parte considerável da sua vida? Quando notei o valor que esse cômodo têm no meu dia a dia lancei logo o desafio para decorá-lo de uma forma que eu me sentisse confortável e alegre. Como é a primeira vez que faço isso, estou me permitindo a sonhar, experimentar e arriscar na décor! É uma alegria criar um espaço prazeroso para se passar o tempo, e está sendo mais fácil do que imaginava.
Vou começar apresentando o meu quarto como era antes:
Existem várias regras para decorar, mas resolvi criar as minhas próprias para que o meu quarto fosse um reflexo de mim mesma! Quero que ele tenha a minha cara, então fiz alguns passos para seguir que me ajudaram muito:
1- Defina o seu estilo:
Todos nós temos um estilo próprio, acredite no seu potencial e fuja dos visuais consagrados, se concentre nas suas idéias sobre como você pode transformar um cômodo. É tão legal fazer isso! A pesquisa nessa etapa foi de extrema importância. Revistas, blogs e pinterest me ajudaram a descobrir o que tem significado para mim, depois reuni tudo e montei o meu mood board para expressar o sentimento geral do projeto.
2- Coloque tudo no papel:
Faça um esboço do seu cômodo e analise o seu espaço, pensando em como deseja utilizar o ambiente. Nessa etapa me preocupei em unir a forma e função, de modo que prevalecesse no quarto as funções de dormir, guardar as minhas coisas, ler e relaxar. Também é o momento de pensar no que está funcionando ou não e encontrar soluções! Diria que essa é a parte mais legal, onde sonhamos com o nosso cantinho ideal.
3- Faça listas:
– Dos itens que você não gosta e que precisam ser substituídos;
– Dos itens que você ama e não pode viver sem;
– Dos aspectos arquitetônicos do cômodo que você tem que lidar ou mudar;
– Do que você precisa comprar.
Com listas a sua decoração vai ficar mais organizada! Acredite!
4- Pense em um bom layout para o seu cômodo:
Removi todos os elementos do meu quarto em minha planta baixa, é incrível como esse processo apresenta inúmeras possibilidades de layout. É divertido ver que posso criar várias arrumações com os mesmos móveis de sempre. Tente fazer a sua também e entenderá o que estou dizendo. 😉
5- Deixe a luz entrar:
Decore pensando nas sensações, existem certos truques que influenciam muito o astral da casa. E um deles é a iluminação, não há nada mais atraente que do que um ambiente banhado em luz natural que muda durante o dia. Aproveite bem as suas janelas, a luz é de graça e é natural! Optei por uma cortina clarinha apenas para filtrar a luz do sol. Aliás a janela é uma das coisas que mais amo em meu quarto, então um destaque grande vai pra ela!
6- Não seja um acumulador:
Essa dica vai para mim! Passei anos acumulando roupas, livros, revistas, acessórios diversos, mas depois dessa decoração, resolvi que gostaria de ter o mínimo de coisas. Ás vezes eu fico de apeguinho com meus pertences, mas isso está mudando, estou conseguindo desapegar! Existe uma conexão entre o que está a nossa volta e nosso humor e a quantidade de coisas que acumulamos faz toda a diferença no astral do espaço. Não se esqueça de guardar as boas memórias, ter um item de viagem, um presente ou retratos que carregam uma história é bem legal.
7- Decore com as paredes:
Nada de esquecer dessas belezuras use e abuse de prateleiras, quadros, gravuras, adesivos, tecidos, papel de parede, enfim suas paredes oferecem muitas escolhas para uma décor, seu leque de opção é grande, divirta-se com ele!
8- Truque com cores:
A cor é uma das ferramentas mais poderosas dos designers e acredito que para decorar também deve ser. Fazer mágica com as cores é ótimo, é relativamente barata e divertida de escolher. Use dessa ferramenta sem medo errar, pense que é como cortar o cabelo, não é para sempre, logo, logo ele vai crescer, ou seja, se você não gostar da cor em breve poderá pintar de novo. Arrisque-se!
9- O toque final:
Essa é a hora que a alma do seu ambiente irá aflorar, os detalhes são importantes e fazem toda diferença, criam uma atmosfera que reflete a sua vida e personalidade. Peça ajuda dos seus retratos de família e de viagem, de almofadas, tapetes, cortinas, mantas, cadeiras, lustres, enfim, seja criativo! Depois de ter planejado o seu espaço e mobiliado pense nesses toques finais que criam uma harmonia em seu espaço. =)
E isso é apenas o começo de muito trabalho, de muita experimentação e diversão. Ter um espaço criativo em seu lar é um luxo que qualquer um pode ter, eu escolhi o meu quarto para ser o meu canto no mundo, um lugar só meu onde posso decorar do jeito que EU quiser, o importante é que ele me faça feliz e me deixe a vontade. A minha busca é essa, criar um espaço onde meu coração possa se expressar! Se você também está buscando isso, fique aqui comigo, compartilharei cada passo a passo que está me ajudando a decorar. Logo, logo volto com toda a minha jornada nessa empreitada! haha
Beijo grande!!!