03/07/2017

Como vive a geração do desapego

Viver só com o essencial e ter uma vida mais simples são necessidades cada vez maiores do mundo contemporâneo, que está se revelando cada vez mais transformador. Na minha infância, na década de 90, quando pensávamos em decoração, íamos à lojas estilo showroom para mobiliar a nossa casa. 

Hoje o movimento é outro, os entusiastas de decoração e desse novo estilo de vida podem ser vistos em brechós, bazares e mercados de pulgas. As pessoas estão cada vez mais percebendo que TER ficou menos importante do que reutilizar e compartilhar. 

As pessoas estão se juntando a esse movimento por muitas razões, e as mais populares são preocupações ambientais, financeiras e até existenciais. O desejo por mais tempo e liberdade, e assim acumular experiências e não bens materiais, além do desejo de partilhar e não simplesmente possuir, fazem crescer toda essa ideia de desapego.

Recentemente rolou o Bazar Desapego de Blogueiras no Ateliê Bora pra Casa, e participei com os meus desapegos, muitas roupas e objetos de decoração.

Veja um pouquinho do que rolou no bazar:







Todo o movimento do bazar foi maravilhoso, começando pela curadoria das peças. É muito bom fazer esse exercício do desapego. Olhar para a casa e prestar atenção no que não nos serve mais é libertador.

Geralmente guardamos muitas coisas, pois nos apegamos à lembranças de outras situações e épocas. Se determinado objeto não te faz mais feliz, isso significa que você mudou e isso é ótimo. Desapegar é se livrar dos seus antigos "eus" espalhados pela casa. 

Também foi incrível poder ver o bazar com tanta gente, fazendo garimpos lindos, refletindo sobre como consumimos e trocando uma ideia com a gente.

Quem compra em brechós, está aumentando a vida útil de um produto, incentiva o crescimento do slow fashion e ajuda toda a sociedade a repensar o consumo.



O bazar teve a presença linda da daniribeiro.comidadeverdade
Ana Carolina do Eu Organizado e eu
O bazar foi lindo, fruto de uma bela parceria que tenho muita felicidade em fazer parte. Uma rede tecida por blogueiras com grande visão colaborativa e consumo consciente! Vale a pena conhecer o trabalho delas: Annima, Ateliê Bora pra Casa, Casa de Amados, Decorviva, Nossa Apê, Revista Oca Pop // Pot Pourri da Karen.

E você? Também é adepta do desapego? Curte um bom garimpo? Conta pra mim!



Nenhum comentário :

Postar um comentário