30/05/2017

Por que tirar os sapatos antes de entrar em casa?


Cuidados especiais na entrada da casa são essenciais para um ambiente de vida saudável e equilibrado. Um dos cuidados mais importante, é adotar o hábito de retirar os sapatos antes de entrar em casa, de modo a não levar para dentro toxinas, germes, bactérias e sujeira presentes nas solas dos sapatos.

De acordo com a cultura indiana, a porta de entrada é um importante ponto energético da casa. Isso porque o local representa a transição do mundo exterior para o interior, do público para o privado. Manter essa área sob bons fluidos evita que o ambiente seja contaminado com pensamentos e atitudes negativos, que possam vir de fora. Ao retirar os sapatos você trabalha o ato de deixar na porta o "mundo exterior".

O Feng Shui também considera importante a prática de tirar os calçados ao entrar em casa. A sabedoria oriental considera que tanto a sujeira quanto a desorganização atrapalham a harmonização dos ambientes. Outra premissa importante no Feng Shui é a energia em si da sujeira que é baixa e é trazida para dentro de casa. Imagina todas as coisas que você pisa, circulando em seu lar? Deixando rastros dessa energia negativa o tempo todo pelo chão?

Na cultura oriental esse hábito é tão forte na vida das pessoas, que muitos consideram tirar os calçados na porta de entrada um gesto de respeito, pois demonstra que não querem sujar o lugar e que têm a humildade de despir os pés para pisar naquele chão, como se faz num local sagrado.

No início, essa prática pode exigir algumas mudanças de hábitos. Para isso, será preciso fazer pequenas aquisições ou improvisar com coisas que você já tem em casa:

1- Crie um cantinho no hall  com a função de ser um local agradável para tirar os calçados.

2- Tenha um pequeno móvel perto da porta de entrada para colocar os sapatos sempre que chegar.

3- Neste móvel, coloque chinelos ou pantufas para cada morador da casa. Inclua também chinelos extras para as visitas, desta forma seus visitantes logo ficarão à vontade ao retirar os sapatos.

Como por aqui, amamos adotar o estilo Faça Você Mesmo, separei alguns DIY de sapateiras, vamos dar uma olhada:

1- Sapateira-puff de caixotes de feira




Veja o passo a passo completo aqui.

2- Adaptar um móvel para sapateira




Veja mais inspirações para sapateira aqui.

3- Sapateira clean com blocos de concreto e tábuas de madeira pinus




Veja o dono dessa casa aqui.

4- Sapateira feita do zero




Veja o passo a passo completo aqui.

Espero que esse post tenha sido útil para você e que tenha te inspirado a experimentar esse hábito. Com certeza sua casa permanecerá mais limpa e você estará mais aberto para o equilíbrio energético em sua vida. Além de tratar a sua casa como o seu lugar sagrado! <3










Nenhum comentário :

Postar um comentário