24/04/2017

MAIS COR POR FAVOR: minha sala antes e depois


Nunca vou me cansar de dizer que nada muda um ambiente como as cores!

Aqui em casa, onde posso coloco uma dose de cor, mas como moro com a minha mãe as minhas criações só tinham liberdade no meu quarto e na cozinha.  Como a sala, é o xodó dela, pouco era permitido inventar. Pintar parede então, só chamando a Thalita e sua equipe mesmo!

Hoje quero compartilhar com você a minha sala depois do programa Mais Cor Por Favor!

Thalita Carvalho, trouxe sua experiência em recuperação de móveis e objetos para inspirar a minha mãe a renovar a sala com ideias simples, de baixo custo e com muita cor.  Os resultados foram a-pai-xo-nan-tes e eu estou vivendo um lindo romance pela minha nova sala colorida.


Já fazem 6 meses que estamos nos relacionando com a nova sala e sendo influenciadas pelas cores e pela nova disposição dos móveis, só posso dizer que a nossa vida mudou, para melhor! 

Bora ver as fotos do antes e depois, e conferir algumas dicas que garimpei como aprendizado com essa experiência!

Mas calma, antes pega um café ou uma bebida geladinha para você curtir o post, pois lá vem história!!!!




Vendo essas fotos eu simplesmente NÃO consigo acreditar que essa sala branca da Silva um dia reinou aqui em casa. Mas vamos manter o foco, vamos para as dicas!


DEPOIS


1- A INSPIRAÇÃO LEVA A AÇÃO


Tenha um ponto de referência para conhecer seus hábitos, seus gostos, suas cores preferidas, sua história de vida, lembranças e o que mais se relacionar com você. É a partir deste conhecimento que você poderá fazer mudanças e ter resultados que estejam alinhados com o que te faz feliz.

Levar em conta seus hábitos e estilo de vida pode e deve influenciar a disposição dos móveis, a funcionalidade e até as cores da sua decoração. É deste ponto que eu e Juliana Amado nos guiamos antes de pensar em qualquer projeto de decor, já até escrevemos no livro Decorar é sobre se conhecer, tudo o que pensamos sobre o assunto. Nós acreditamos que quando a gente se conhece, se torna muito mais fácil identificar as coisas que fazem nossa alma sorrir.

Na nossa casa a Thalita se inspirou no universo do artesanato brasileiro tão rico em cores e criatividade. As festas regionais também tiveram voz no projeto, o crochê e imagens religiosas, já que a fé da minha mãe sempre esteve presente na nossa casa.

Ela também trouxe o meu poema preferido para a decoração e arte para a maior parede da sala. Tudo muito bem alinhado com os meus gostos e da minha mãe.




2- SEJA OUSADA NAS CORES

Decorar com cor é o que torna o seu cômodo ainda mais pessoal. Trabalhe com a paleta de cores que você gosta e sempre ficará feliz com o resultado. Entretanto, não tenha medo de experimentar.

Quando a Thalita anunciou as novas cores da sala, quase entrei em choque. Eram tons muito novos para mim. Eu jamais imaginaria uma parede vermelha na minha casa, combinada com uma parede roxa então, pensei: "Meu Deus, a Thalita ficou crazy?"

Mas não, ela não ficou crazy. Ela só foi ousada, buscando combinação de cores que pertenciam às paletas de cores de todas aquelas referências que citei acima.

Hoje eu olho para esse cômodo e ainda me surpreendo com os tons intensos, opostos e contrastantes. A vibração dessas cores manifestam uma vontade de transformar e de ir além que é energizante.




3- IDEIAS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO


A minha sala ficou nova após o programa, porém a maior parte do mobiliário é antigo. O truque está em dar uma nova cara aos móveis, tinta nas paredes e trocar tudo de lugar. 

Uma outra dica é fazer os seus próprios móveis, aqui foram feitos o rack e o banco da janela com madeira pinus.

O sofá que estava com os seus dias contados virou outro com uma manta maravilhosa de crochê da Crochetteria.

Nessa edição, a gente escolhia um desapego de um outro participante para repaginar e dar vida a um móvel antigo. No nosso caso escolhemos uma mesa de centro que tem mais de 30 anos.

Eu e Thalita reformamos o móvel, ela me ensinou como utilizar a serra-copo para abrir espaços no tampo e criar nichos para vasinhos de planta. Preciso dizer que foi um momento inesquecível?

Para aprender também como utilizar a serra-copo, veja o vídeo aqui.






4- VALORIZE A SUA JANELA

Transforme a sua janela em um objeto de decoração. Foi o que a Thalita fez, criando um banco de madeira pinus, com a medita exata da janela. Onde eu posso meditar, contemplar a paisagem e ver o pôr do sol. Ela também montou um cantinho do café. Preciso dizer que eu amo esse cantinho?




5- TRAGA A SUA FÉ PARA A DECORAÇÃO

Thalita valorizou e incluiu todos os santinhos da minha mãe que estavam espalhados pela sala. Ela trouxe a religião para a decor com uma abordagem moderna e aconchegante.

Sempre dei importância aos símbolos que alimentam as nossas crenças na decoração, mesmo acreditando que para se conectar basta estar com o coração aberto. Desta forma, não precisa ter um espaço como o meu, talvez um símbolo na parede já te faça lembrar do que verdadeiramente importa nessa vida.




6- CUIDE DA DISPOSIÇÃO DOS MÓVEIS

O que mais me incomodava na sala antiga não era a sua palidez, mas a disposição dos móveis. A escolha correta do tamanho do mobiliário e a sua posição no ambiente fazem toda a diferença para o nosso bem estar em um ambiente.

Thalita reorganizou os móveis, colocando a mesa de jantar perto da janela. A TV e o sofá eram próximos demais, na nova sala ganharam mais distância um do outro, aumentando a circulação.




7- TENHA UMA REDE DE APOIO

Convide seus amigos e familiares para te ajudar na reforma, vai ser divertido ter a companhia e apoio deles, além de economizar bastante na mão de obra. Aposto que você tem uma amiga prendada, um namorado faz tudo, primos mão na massa, até troca de favores está valendo nessa hora!

E agora, rufem os tambores!!!! Vamos comparar ANTES E DEPOIS?




Tô muito feliz com a minha nova sala e adorei ter vivido toda essa experiência. Queria poder voltar no tempo e viver tudo de novo, de tão especial que foi. Só tenho a agradecer à Thalita e toda sua equipe maravilhosa pelo trabalho lindo que fizeram na minha casa.

Agora te deixo com a Thalita, para te apresentar em vídeo como ficou a minha sala. Vela a pena conferir. Clique na foto e veja todos os detalhes do projeto.



E aí curtiu a transformação da minha sala? Sei que é difícil escolher, mas qual o cantinho que você mais amou? 



















Nenhum comentário :

Postar um comentário