19/02/2017

9 formas de acolher a natureza em casa


Hoje nós não olhamos para a natureza com a mesma reverência e isso é uma pena. Ao distanciarmos da natureza, nos distanciamos das nossas origens e por consequência de nós mesmos. Nos esquecemos que contemos o todo nessa parte que somos hoje.

É difícil principalmente para quem vive nas grandes cidades se manter conectado com a natureza. O concreto, a rigidez dos prédios, a correria, os carros, nada é fluído, nada é espontâneo e então simplesmente esquecemos do quanto naturais nós somos.

Como moro no Rio, me sinto privilegiada por termos florestas dentro da cidade. Amo me refugiar em meio à natureza. E quanto mais fico em contato com ela, mais me convenço de que a Terra não é somente uma esfera de elementos minerais, vegetais e animais, é também um ser vivo dotado de respiração. E me sinto cada vez mais sensível à ela.

Ao lado de toda essa sensibilidade que a natureza me traz, estou aprendendo a criar ambientes que estejam em sincronia com a natureza. Um ambiente que celebra a diversidade e reconhece a interligação de tudo me ajuda a estar sincronizada com os ritmos dos outros.

Posso assegurar que esses ambientes de conexão que criamos trazem equilíbrio suficiente para nos proporcionar apoio e a energia criadora do Universo de que precisamos não só para sobreviver como para florescer.







Aqui estão algumas idéias para acolher o mundo natural em nossas casas:






1- ESCOLHA ELEMENTOS NATURAIS QUE FAÇAM VOCÊ SE SENTIR EM PAZ



Escolha elementos que ressoam com o seu estilo pessoal é o primeiro passo para trazer essa conexão para a sua casa. Você pode apreciar a natureza áspera das rochas e revestir uma parede natural do seu terraço (sonho!), ou então você prefere um tom mais sofisticado do revestimento de mogno escuro para a sua sala. Caso não seja possível revestimentos naturais, as cores neutras podem criar um espaço mais inspirado na natureza.





2 - AUMENTE O FLUXO DE AR


O ar fresco é um aspecto importante para o bem estar da nossa casa. Ele pode estimular os sentidos olfativos e proporcionar brisas agradáveis ​​que criam uma sensação de estar em sintonia com a natureza.



3 - INCLUA PLANTAS EM SEU AMBIENTE



As plantas purificam e oxigenam o ar dentro de um espaço e são fundamentais para restaurar o nosso equilíbrio. Incluí-las na decoração é uma tática maravilhosa para ter a natureza por perto. Você pode espalhar algumas (ou muitas!) pela sua casa ou em sua área externa. Se você não puder cuidar sempre de suas plantinhas, comece pelas suculentas ou pelas flores secas.



Esteticamente as plantas fazem as coisas parecerem mais felizes e alegres, evocando a sensação do mundo natural.



4- LUZ NATURAL



Convide a luz natural para entrar na sua casa! Sinta a energia que vem do sol. Abra a janela e respire! Se você tem uma área externa, sinta-se privilegiada, dê "oi" ao sol todos os dias!



5- PEDRAS, ROCHAS E SEIXOS



Coloque-as em taças ou em um vaso, amontoados em um pequeno monte de pedras ou coloque-as individualmente em um lugar especial. Há infinita variedade e beleza nos minerais, além de adicionarem terra e estabilidade para nossas casas.



6- PRESENTES DA NATUREZA



Podemos encontrar tesouros especiais quando andamos na natureza: Uma pena, um galho contorcido, conchas, pedras, cristais. Considere trazer pequenas lembranças para sua casa e honrar a natureza. Mas não exagere, ok?! ;)



7- FONTE DE ÁGUA



Pequenas fontes de água podem ter efeitos mágicos. E não é difícil tê-las ou criá-las. O som suave da água acalma e os princípios do feng shui dizem que a circulação de água traz boa energia.



8- COMPANHIA DOS ANIMAiS


Às vezes esquecemos que os animais de estimação fazem parte da natureza (como nós somos), mas quando vemos um gato perseguindo um animalzinho menor, um cachorro preocupado com o osso ou o canto de um pássaro, ficamos extasiados. Eles são incríveis e temos muito o que aprender com eles.

9- FAÇA UMA PRÁTICA DE CONEXÃO

Vivencie a ligação que você tem com a natureza, esteja presente e envie a sua consciência para a terra. O propósito dessa prática é ir além da estrutura da edificação em que se está e conectar-se com a parcela de terra que a sustenta.

- Sente-se confortável numa cadeira ou mesmo no chão, de preferência com os pés descalços em contato com o chão. Feche os olhos e respire lentamente, fazendo sete ciclos de respiração consciente e profunda.

Imagine raízes brotando dos seus pés e se aprofundando no solo. Sinta sua consciência completamente presente neste espaço e perceba como ela penetra a Terra através dessas raízes. Sinta o poder da sua energia conjunta com a natureza.

- Se permita se sentir relaxada, imagine as raízes fincando no solo, passando pelas rochas, pela água e pelo fogo, rumando para o centro da Terra.

- Mentalize as seguintes frases:

  • Eu sou forte e equilibrada;
  • Sou como uma árvore enorme, com raízes fortes e grossas, conectadas profundamente com a Mãe Terra;
  • Eu me banho num rio de força e coragem;
  • Sou uma força da natureza que não pode ser detida.
Mentaliza as frases até se sentir energizada. Então, siga lentamente as raízes voltando à superfície, dedicando tempo para sentir até a sua consciência voltar para a camada mais exterior da terra.

Logo você sentirá o amor caloroso da natureza por você.



Podemos começar a desfazer o condicionamento cultural que nos ensinaram de que a Terra está morta e que as outras formas de vida possuem intrinsecamente menos valor que a nossa. Trazendo a natureza para dentro de casa é uma maneira de começar a unir-se com a vida. Voltando quem sabe, a pensarmos como nossos ancestrais, que percebiam a natureza como viva, com inteligência e com alma. 

Com amor,
Thamyrez.

Nenhum comentário :

Postar um comentário