01/06/2016

Participando do Desafio #30ideias30dias da Rafa Cappai

Detalhe do painel da Casa Kubitschek em BH.

A maior diversão e talvez o maior desafio no trabalho de um designer, é lidar com o fato de que não existe uma metodologia única de raciocínio para a criação. Não existe verdades absolutas no processo de se pensar e fazer design. Cada um tem a sua metodologia, a sua verdade e o processo flui em cor, forma, espaço, ergonomia, sofisticação estética e claro, técnica.

O que sempre me fascinou, é uma ideia ser transformada em um desenho, e esse desenho ser transformado em um produto. Creio que tenha sido por isso a minha escolha pela faculdade de Desenho Industrial, há 10 anos atrás.

De lá pra cá fui expandindo os meus gostos. Do produto passei a pensar no ambiente que ele seria inserido, e a partir do ambiente, fui me apaixonando pela casa. A princípio pela minha própria, e não demorou muito para admirar as casas alheias.

Gosto de casa com uma narrativa, como se fosse um livro que conta a história de quem nela habita. Em um mundo repleto de produtos, informações e publicidade, cansa um pouco ver o mais do mesmo, mas me fascina o autoral, o pensar com afeto e a mágica por trás da força de vontade de criar algo único.

Mesa do quintal da Casa Kubitschek


Como já disse, o design não se limita a uma única metodologia, mas estou buscando aprimorar a minha. Estava com isso na cabeça, como se fosse uma pulguinha que não me deixava em paz. E eis, que recebo um e-mail da Rafa Cappai, com o Desafio #30ideias30dias.

Nesse e-mail, a Rafa, nos incentiva a fazer diferente, desconstruindo a ideia de que a criatividade só acontece fora da caixa, ela nos convida a pensar dentro da caixa. Eu topei o desafio e os próximos 30 dias serão dedicados à minha criatividade. 

Então, bora lá fazer o desafio. Estou seguindo o passo a passo da Rafa, tim, tim, por tim tim!

1º. Crie um desafio pra si mesmo:

Visitei recentemente a casa que Juscelino Kubitschek costumava passar seus finais de semana em Belo Horizonte. O projeto foi feito em 1943, por Oscar Niemeyer, os jardins que adornam a frente e os fundos da casa são assinados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Gostei bastante da visita, nunca estive em uma residência modernista, e amei a experiência. A casa é linda, ampla, moderna, mas falta aquela narrativa, falta mais afeto, memórias e elementos que fazem da casa um lar.

O trabalho do Oscar Niemeyer é louvável, mas descordo de alguns detalhes típicos da arquitetura modernista, como o fato da residência parecer ter sido feita para uma multidão e não para uma família.

Enquanto visitava a casa, fiquei imaginando...

E se a casa do JK fosse minha? Como seria a decoração? Que cores utilizaria? Qual seria o estilo? E o jardim? 

Sacou? É esse o meu desafio: "Se a casa do JK fosse minha..."

Olha eu aí minha gente, me achando rica, phyna e a dona da casa!!! =) Como é bom sonhar! Rs.



2º. Crie uma regra específica 

A minha regra, é fazer a decoração de 4 cômodos da casa no decorrer dos 30 dias. Um cômodo para cada semana.

3º. Durante 30 dias, repita essa tarefa

A Rafa propõe um desafio não muito complexo, para que a gente consiga dar conta de cumprir e ser uma plataforma para a nossa expressão criativa!

Como hoje é o meu primeiro dia do desafio, estou analisando as imagens que tenho de cada cômodo para me organizar e escolher os 4 ambientes. Ainda não sei como irei expressar as minhas ideias. Faço um mood board, montagem ou uma ilustração?

. Compartilhe o seu desafio com a sua galera

Vou compartilhar o processo na minha rede social preferida, o Instagram, usarei a hashtag oficial do desafio: #30ideias30dias!  

5º. Se mantenha fiel ao desafio por 30 dias

Minha vida é uma caixinha de surpresa, cada dia é bem deferente do outro, mas caso aconteça algum problema, como a Rafa sugere, irei lidar de maneira criativa! 

6º. Avalie o que aprendeu

No final dos 30 dias, conto tudinho para você o que aprendi. <3

Para ficar por dentro de tudo o que rola no desafio a Rafa criou um grupo no Facebook.

Ficou curiosa para ver as fotos da casa? Então vou revelar um pouquinho hoje, por enquanto apenas a área externa!

Fachada da minha casa, ops, do Kubitschek

Fundos da casa
Lateral da casa, esse cantinho é um sonho!




E você? Também está participando do Desafio #30ideias30dias?

Estou aceitando ideias, sugestões, inspiração, caso você queira me ajudar! =) 









Nenhum comentário :

Postar um comentário