A pergunta que inspirou todo esse post foi feita pela Carolina Callegari, em uma conversa maravilhosa sobre o estilo Faça Você Mesmo, para o Especial de Decoração do Caderno da Barra para o Jornal O Globo, que saiu no dia 27/03/2016.
Fiquei muito feliz e agradecida por poder participar do Especial ao lado de outras blogueiras talentosas, que tanto admiro, além de imaginar que a busca por um lar feliz, autêntico e criativo está crescendo cada vez mais.
E você?
Você tem um lar criativo?
Se assim como eu, você se propõe em ter uma vida criativa, imagino que a sua casa seja um verdadeiro laboratório de ideias.
Tudo alimenta o que se faz e claro tudo do que se faz é exposto.
Muito mais do que simplesmente decorar, criamos coisas afim de encontrar um modo de expressar nossa resposta pessoal ao mundo.
As técnicas, são as que menos importam, aos poucos aprendemos. O estilo, com o tempo se definirá como nosso.
Sim, eu acho!
O Faça Você Mesmo nos traz possibilidades únicas quando comparamos com as séries industriais encontradas no mercado.
Quando fazemos nós mesmos um produto, com empenho e carinho, temos em nossa própria casa uma peça de design artesanal. Tomamos as rédeas da padronização por causa da indústria, para algo que traz uma assinatura, a nossa.
O Faça Você Mesmo veio para ficar por que traz os sentimentos, as escolhas, o talento, o gosto de quem faz; e isso faz com que nos tornemos verdadeiros designers.
![]() |
Peças artesanais feitas por mim, pela Carla Torci e pela Ana Cantarini |
![]() |
Meu quarto decorado no estilo Faça Você Mesmo |
Faça Você Mesmo para iniciantes:
Chegou agora nesse universo de mãos à obra e não sabe por onde começar?Então você está com sorte, pois vou compartilhar dicas das blogueiras que participaram dessa edição:
1) A Ana Cantarini do blog, Casa Doce Casa, diz que é indispensável ter uma base de cortes para fazer os projetos, régua de metal, pincel, tinta acrílica, estilete e tesoura;
2) A Karen Rampon do blog Pot-Pourri da Karen, dá dicas para economizar ainda mais nos materiais, como por exemplo, utilizar a parte macia da esponja de lavar louça para substituir pincéis.
3) A minha dica, para uma combinação sem erro de estampas, é escolher três opções de papel ou tecido, sendo um estampado e os outros dois lisos. Para uma composição harmônica sugiro que os lisos sejam da mesma cor e tonalidade do estampado;
4) A Juliana Amado, do blog Casa de Amados, dá o pulo do gato para a hora de aplicar o Contact: aplicar detergente na superfície que irá receber o papel adesivo. Antes de secar já se pode manusear o papel. Isso não é demais?
5) A Lívia Marinho, do blog Ideias em Casa, diz que paciência é tudo. Ela sugere que você reserve o dobro do tempo que você acha que vai levar em um projeto Evite pular etapas, pesquise e faça experiências.
Veja aqui a matéria completa sobre o estilo Faça Você Mesmo
E agora é com você
Quero saber se já tem um lar criativo, e o que faz dele ser um? O Faça Você Mesmo veio para ficar? Ou não passa de uma tendência?
Por fim, você é uma iniciante no assunto? O que achou das dicas?
Ahhh! Já é uma expert?! Então compartilha conosco as suas dicas! Queremos saber!
E como sempre, ficarei muito feliz em saber a sua opinião!
Nenhum comentário :
Postar um comentário