11/11/2015

Como Seria O Meu Estúdio Criativo Se Eu Fosse Uma Grande Artista

Certa vez, li uma reportagem do estilista Ronaldo Fraga, que todo o processo de criação é solitário, é um momento seu, para expressar no externo tudo o que há dentro de você.

Eu concordo, pois é exatamente assim que sinto quando estou em processo de criação para um projeto. E o meu momento atual está sendo de muita criação de ideias, protótipos, fotos e sim, está sendo um momento solitário.

E o que tem me ajudado bastante em todo esse processo é o meu ambiente de trabalho, que se situa em minha casa, não é exatamente da forma como gostaria que fosse, mas está sendo perfeito para esse momento. O que não me impede de idealizar, como seria o meu estúdio criativo se eu fosse uma grande artista e tivesse muito dinheiro.

Me inspirei nos estudios de meus artistas preferidos! Espero que você se divirta, da mesma forma como foi para mim!

Então ele seria assim:

1) Amplo


Eu preciso de espaço, gosto de trabalhar no chão, escrevendo em papéis grandes, me cercando de vários objetos, livros, canetas coloridas. Ou seja, é legal ter um bom espaço para fazer uma bagunça criativa! =) É importante que o ambiente seja também bem arejado e iluminado.

Nada mal o estúdio do Willem de Kooning, para servir como inspiração:

Imagem: Via Pinterest


2) Área Externa


Isso é muito importante para mim, ter um espaço ao ar livre. Além de usar bastante tinta em spray, tenho descoberto que as pausas durante o trabalho, são tão produtivas (em ideias) quanto o executar.

Poder apreciar as minhas flores, a minha paisagem, brincar com o meu cachorro, me deixam muito feliz e agradecida por fazer o que faço e da forma como faço.

Ainda no estúdio de Willem de Kooning, seria perfeito ter uma área externa assim:


Imagem: Via Pinterest


3) Preenchido com coisas criativas


Isso é fundamental para quem precisa exercer a criatividade. Utilizo papéis e canetas coloridas; tenho uma cortiça próxima a minha mesa para servir de quadro de inspiração; post-it coloridos; tintas, pincéis, revistas, livros, há um infinidade de itens que me cercam e estimulam a minha criatividade.

Pois é, sou assim, cheia de coisas como, a ilustradora Lisa Congdon:


Imagem: Via BuzzFeed




4) Armazenamento Aberto


Eu acho que o armazenamento aberto me ajuda a trabalhar mais rápido. Eu mantenho tudo o que mais uso, em um local de forma que eu possa vê-los e usá-los de maneira prática.

Pelo visto a designer de moda, Orla Kiely, também é adepta do armazenamento aberto:


Imagem: Via BuzzFeed


5) Organizado


Isso é de extrema importância, já que faço muita bagunça enquanto trabalho. O ideal é ter espaços e compartimentos reservados para cada coisa que tenho em meu home office. Desta forma, quando for organizá-lo seria bem rápido.

Me sinto um pouco melhor, em saber que Francis Bacon era mais bagunceiro do que eu! Ufa! 


Imagem: Via Agora Sim



Mas, organizado mesmo era Yves Saint Laurent:


Imagem: Via Agora Sim






Solução:


Tudo o que expressei aqui como desejo para um estúdio criativo, eu tenho na minha realidade, só que a maioria das coisas foram feitas no improviso, alinhadas com as minhas necessidades. Acredito que esse é o maior segredo, entender quais são as suas necessidades. Entendendo quais são as sua, é fácil dar um "humor" para o cômodo

Imagine, como você quer se sentir como artista e crie o seu espaço a partir disso. Vá para o papel crie um esboço de como seria o seu estudio dos sonhos e depois vá ajustando com o que você tem na sua realidade.

Você verá, que o lugar que você já tem, esconde muito potencial!

Já fiz essa brincadeira, aqui no blog, com a minha casa dos sonhos, e achei super divertido. Vem ver, como seria a minha casa se eu fosse rica!

Agora é com você! Conta pra mim, qual o artista você gostaria de se inspirar para montar o seu local de trabalho ou como você sonha com esse espaço?


♥ ♥ ♥ 

♥ E mais uma coisinha: A partir de amanhã vou começar a divulgar nas redes sociais o spoiler do que ando aprontando por aqui, na minha Casa Design Studio! 

Eu não fico só por aqui. Todos os dias compartilho o meu dia a dia, ideias e inspirações da internet nas minhas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário