24/09/2015

Como lidar com as críticas negativas e com o TEMPO para prosperar


Algo super recente e positivo tem acontecido no universo dos criativos, a possibilidade de expressar e compartilhar suas paixões on-line. São várias plataformas, as que eu mais gosto são o Instagram, Pinterest, Behance, Flickr, Tumblr e os Blogs, claro! ;)

No entanto,  expressar para o mundo as suas paixões, em uma época de tantos julgamentos e críticas, pode ser uma tarefa árdua, principalmente se nos permitirmos a ouvir tudo o que se diz por aí, e fazer das opiniões alheias um limitador da sua arte e da sua vontade!

Estou com essas percepções em minha mente faz tempo, e percebi que as pessoas que fazem as mesmas coisa que eu, também têm esse sentimento, esse receio de lidar com as críticas negativas.

Se você me acompanha no Instagram, viu que no início do mês estive em São Paulo e visitei o ateliê da Vero Kraemer, uma artista incrível, super alto astral e apaixonada pelo o que faz. Conversamos bastante e um dos nossos assuntos era exatamente esse, as críticas negativas que recebemos.



Ninguém gosta de ouvir uma crítica negativa, não suportamos a ideia de que algo que fizemos não é bom o suficiente para alguém, principalmente se as opiniões são de pessoas próximas. A boa notícia é que cada pessoa tem o seu próprio ponto de vista. A minha compreensão é completamente diferente da sua. Uma obra de arte, por exemplo, irá se apresentar de modo diferente à medida em que cada pessoa interpretá-la a partir da própria compreensão.

E por essa razão, cada vez mais tenho percebido que é uma grande bobagem procurar validação externa nas coisas que criamos.

Se alguém não gosta de algo que você fez, o problema é dela, mas se você fica chateada, procure refletir se há algo no que ela diz que está correto e corrija.

Quando você sente AMOR no seu coração enquanto realiza o seu trabalho,  irá compreender duas coisas muito importantes:


1- Você é você, e de modo algum é menor do que ninguém;

2- Nenhum esforço jamais é desperdiçado, todos eles contribuem para o seu crescimento;

3- Se no seu estado interior, você se aprova, então é isso que irá manifestar na sua realidade.

Quando receber um crítica maldosa, não perca o seu TEMPO em respondê-la, pois ele está muito escasso hoje em dia, mal temos TEMPO para responder os comentários positivos e amorosos, por que iremos nos importar justamente com aqueles que querem nos atingir?

Fique a vontade em ser mal compreendido, até porque nós mesmos fazemos isso com os trabalhos de terceiros, a dica é: produzir tanto, que estaremos ocupadas demais para nos importar. ;)

Austin Kleon, em seu livro, Roube como um Artista,  diz que coloca todo e-mail legal que recebe numa pasta especial. E e-mails malcriados são deletados imediatamente, e quando o desânimo bate a porta, ele abre a pasta especial e lê alguns e-mails e então volta a trabalhar.

Boa ideia, não é mesmo?

As imagens do post são ilustradas pelo trabalho belíssimo da Vero, pois acho inspirador, se até ela é alvo desse tipo de comunicação indesejada, então fico Ok, acredito que todos que se expõe irão mais cedo ou mais tarde receber esse feedbacks um pouco inconveniente!



"A melhor maneira de conseguir aprovação é não precisar dela." Hugh MacLeod.


O TEMPO DA COLHEITA:


O mesmo pensamento é valido para as curtidas em nossas Fanpages, Instagram e visitas em blogs. Quantas vezes fazemos algo que consideramos genial, lindo ou incrível e não recebemos o valor que deveríamos? 

Na maioria das vezes temos uma percepção errada das coisas, vemos um sucesso apenas na superfície, achamos que ele chegou rápido para a pessoa, pois só ficamos cientes disso, quando o reconhecimento de um trabalho aparece.  E não é isso que acontece na realidade, leva muito tempo para que muitos percebam o quão valiosos você e seu trabalho já são.


"NEVER GIVE UP, GREAT THINGS TAKE TIME"


Por último, não deixe de comentar e me dizer o que achou ou se tem mais dicas e sugestões, AMO saber o que está pensando! Se você acha que esse post pode ajudar algum amigo ou amiga, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Além de ajudá-lo, você me ajuda a propagar a mensagem! #somostodosum





Nenhum comentário :

Postar um comentário