24/06/2015

Como usar azul na decoração da sua casa

Em Alghero na Sardenha, os azuis se revelam no oceano e no céu, numa gama de tons inspiradores passando pelo ultramarino, índigo e azul pálido. 

A serenidade do azul, mesmo nos tons saturados, pode refrescar a sua mente e a sua casa. Aperte o play e entenda o porque:



O azul pálido é um ótimo tom para fazer boas composições, e pode ser habitável na paleta de uma casa inteira, como nas paredes ou em forma mais ousada, como nos tetos.


Agora se você é inspirado por céus vibrantes e ondas do mar, é provável que você prefira tonalidades mais fortes e sou super a favor disso. Não gosto de regras ao utilizar as cores, mas é inegável que a quantidade de luz que o seu ambiente recebe é importante na hora de você definir quais cores utilizar.

Por exemplo, um quarto inundado de iluminação natural fica bem com cores mais corajosas, ao passo que, o mesmo quarto com menos luz, ficará sobrecarregado se escolher tonalidades fortes.

Não sei se você vai concordar comigo, mas observe agora um ambiente em que podemos perceber que tem uma boa qualidade de luz, e é bem equilibrado com os elementos que o compõem.


O que achou?

Agora um ambiente onde a tonalidade do azul sobrecarrega toda a atmosfera do local, pela pouca quantidade de luz e objetos com tonalidades pouco expansivas:


Não acho que o segundo ambiente esteja errado, mas as cores têm uma função linda, que é definir o astral e a vibração do local, daí depende do que você busca com o cômodo que você está decorando.

Antes de visitar a Sardenha, confesso que o azul não tinha me chamado a atenção, apenas para fazer contrastes, mas não como uma cor relaxante, sem ser chata, sabe? Sem ter a sensação de estar em um SPA ou em uma clínica.

Por isso resolvi criar a minha própria paleta para entender como as tonalidades de azuis se comportam na natureza.

Em Capo Caccia, a paisagem se revela quase que monocromática, as tonalidades do azul são tão vibrantes que abraçam todas as outras cores.



Agora, observe o diagrama de cores inspirado direto dos Azuis do Mediterrâneo:






Como os contrastes que me atraem em minha paleta acrescentaria, o magenta, carmim, verde cítrico ou o amarelo neon, dependendo sempre, de qual é a minha intenção com o objeto ou ambiente. Tenha sempre isso em mente e siga a sua resposta intuitiva de cor. Sempre dá certo.

Observe como pode ser divertido fazer composições inusitadas nos ambientes:

1) Aquamarine + Vermelho
















2) Tons de azuis + Amarelo













E o que essas imagens têm em comum, além dos azuis? 

A abundância da luz natural. Não se esqueça de levá-la sempre em consideração ao pensar na sua paleta. E não se esqueça, divirta-se. =)

Imagens não autorais: 1 - 2 - 3 - 4 - 5

Nenhum comentário :

Postar um comentário