22/04/2015

9 dicas de inspiração com blogueiros super criativos


Quando tenho um insight, sou invadida por uma enorme alegria, o poder de transformar produz entusiasmo, e logo sou induzida por mim mesma a colocar em execução as ideias que surgem.

Poderia dizer que esse é o click mágico da criação. Quando as minhas ideias estão no nível da minha capacidade de executá-las, o entusiasmo é ativado. Então, agir com segurança e perseverança, é o que faz, eu superar muitas vezes as limitações que tenho a partir dos recursos disponíveis.

Imagino que você também tenha esses insights, então deve saber muito bem o que estou falando... E de onde vem todas essas ideias que brotam em nossas mentes? Tomar consciência da nossa fonte e da nossa infinita potência criativa (digo infinita, pois, quem aqui nunca teve tantas ideias para pouco tempo de execução?) nos dá capacidade para encontrarmos soluções para muitas questões do nosso dia a dia. E claro, para as nossas invenções.

Recentemente, escrevi um post super legal sobre onde você exercita a sua criatividade e pedi para que compartilhassem a fonte de inspiração, e foi incrível, recebi várias mensagens de pessoas que admiro muito, super criativas, revelando de onde tiram tanta inspiração.

Achei a caixa de comentários tão rica em ideias, que não podia deixar aquele tesouro em forma de informação, ali perdido. Mereceu um artigo, esse que você está lendo nesse exato momento, então pegue um caderninho ou se você é high tech seu celular para anotar algumas dicas dos blogueiros de decoração, onde a criatividade reina em seus blogs.

A seguir algumas ideias de inspiração que compõem o rico e criativo universo dos blogueiros de decoração:

1) Pinterest

Pinterest de Fabiane Mandarino

É o queridinho da vez, muitos blogueiros citaram a rede social, mas a Amanda Welp, do blog Casa Cafeína, a Rosane Brandão do blog Casinha da Nane e a Ana Cantarini do blog Casa Doce Casa assumiram uma paixão maior.

Como blogueira, acho muito importante me manter conectada, e o Pinterest é uma rede social que está em constante crescimento. Além de você poder se inspirar com as imagens belíssimas do seu assunto de interesse, você pode pinar as suas próprias imagens e ser também o agente inspirador, entende? Estou começando a fazer isso com imagens de minha autoria, e ainda temos um bônus nessa história que é gerar tráfego, caso você tenha um blog ou um site.

2) Artistas de rua

Beco do Batman, São Paulo

A Naya do blog Nayarts, quando pode fugir do mundo virtual, fica de olho nas feiras de artesanato e no que os artistas de rua andam aprontando.

Achei ótima essa dica, sempre observo os grafites da minha cidade, mas quando fui à São Paulo ano passado, onde a presença desse tipo de arte está por toda a parte, me tocou de uma forma especial. Fiquei encantada com a mistura de ideias, estilo, cultura e até política dos grafites. 

Fazer atividades não relacionadas ao blog deixa o site mais rico. ;)

3) Observe a natureza

Imagem via Pinterest

A Rosa Paula do blog Le Paquet tem a natureza como a sua maior fonte de inspiração. E a Beatriz Baptista do blog Pitanga Amarela é muito observadora, está sempre de olho em tudo e tem muitas ideias novas.

Achei essas dicas complementares. Entrar em contato com a natureza, seja na praça do bairro, na praia, numa cachoeira ou até mesmo em um parque, diminui a pressão e as cobranças internas. Eliminando a tensão e esvaziando a mente estamos mais abertos para receber os estímulos que o lugar onde estamos pode nos oferecer.

4) Saia da rotina

Imagem via Pinterest

A Fernanda Dornelles, do blog O Mundo Eclético da Fernanda, comentou que se sente presa no mundo corporativo. Antes de trabalhar home office, sentia exatamente o mesmo. Creio que seja essa visão unilateral da sociedade, onde apenas um tipo de inteligência é valorizada, nos dá essa sensação de aprisionamento. 

Sair da rotina, conversar com pessoas novas, fazer um caminho diferente, dar uma pausa no trabalho e tomar um café, são coisas simples que podemos ir fazendo aos poucos. A mesmice nos leva ao tédio e pode sabotar a nossa criatividade. A Fê está em busca de livros diversificados para estimular sua criatividade.

5) Encontre o seu hobby

A Carla do blog The Blue Post está amando o seu passatempo novo, ela comprou recentemente um livro para colorir.

Um hobby pode ser ótimo para a criatividade, manter-se relaxado e confiante nos faz ter insights criativos. Ou seja é ótimo termos um momento para não pensarmos nos problemas que temos que resolver.

6) Expressões artísticas


A Juliana Amado, do blog Casa de Amados, sempre bate na tecla que criatividade é questão de exercício. E ela mantém a sua criatividade em forma nos sebos, na literatura, filmes, seriados e fotografia.

O Mário Martins, do blog Minha Casa Decorada exercita as suas ideias assistindo novas séries no Netflix, ficando atento a detalhes como fotografia, iluminação e trilha sonora.

Cuidar do que assistimos ao longo do dia é importante, pois dependendo do tipo de filmes pode criar tensões na nossa mente. Mas as boas histórias sempre nos estimulam! 

Dê um play no vídeo da Juliana e observe o quanto pode ser inspirador:




7) Anote as suas ideias

Veja aqui o passo a passo desse caderno que é puro luxo

A Angélica do blog, Viajando no Apê tem um caderninho onde anota tudo para não esquecer. Eu também faço isso.

Se planejar, organizar e fazer o seu melhor, sempre te trará boa surpresas.

A Angélica deve ser bem organizada, pois ela posta projetos de DIY sempre. É incrível isso!

8) Medite

Imagem via Pinterest

A Thamyrez do blog... Rá, eu mesma!!! Hehehe. Não resisti! ;)

Brincadeiras a parte, mas vou revelar um segredo, o que mais me ajuda a gerir todas as informações que adquiro ao longo do dia é meditar. Ajuda a eliminar a tensão e faz uma higiene mental. 

Imagine o seu cérebro como o Google, um poderoso sistema de busca, com capacidade para encontrar infinitas soluções para as mais diversificadas questões. Desta forma fica mais fácil de visualizarmos o quanto o nosso cérebro trabalha. Aprender a entrar em um estado mais relaxado usando o ir e vir da respiração, aquieta a mente e "Eureka" uma ideia genial surge.

Passe a observar, as suas melhores ideias aparecem quando você está num estado mais relaxado ou quando não está focado no problema.

Você acha que meditar é difícil?

Então tenho outra dica, que me deram quando comecei a meditar: Um minuto de silêncio antes de cada atividade do seu dia. Comece aos poucos, por exemplo, um minuto antes de levantar da cama, antes de comer, antes de ligar o carro ou pegar a condução, antes de trabalhar e antes de dormir. Sem cobranças, apenas tome consciência da sua respiração, sinta o ar entrando e saindo pelas suas narinas e fluindo pelo seu corpo. 

O importante é se permitir relaxar, e trazer mais consciência para a sua próxima atividade, porque às vezes parece que entramos no piloto automático, não é mesmo?

Depois de ler e reler todas essas dicas, a conclusão que cheguei é que TUDO PODE INSPIRAR! O que faz você ter o insight não são apenas as informações externas, mas o quanto você está vivenciando cada momento, o quanto você está atento e conectado com o agora. Quando há um respiro na mente, sabe?

O seu mundo interior é rico em ideias, imagens e pensamentos, muito mais do que uma capa de revista, do que uma música ou uma vitrine.  É um mundo realmente fascinante.


Bônus: Acredite em você ♥ ♥ ♥ 


A karen do blog, Pot-Pourri da Karen, também se animou com as dicas do outro artigo e estamos marcando um encontrinho criativo, junto com a Juliana, e é claro que vou compartilhar aqui! =)

E você o que faz para se inspirar? Gostou da fonte de inspiração de algum blogueiro? Vamos continuar com essa troca? Estamos todas no mesmo caminho, não é mesmo?

Beijo grande!









Nenhum comentário :

Postar um comentário