15/10/2014

Como pintar e renovar porcelana

Aqui em casa moram três pessoas! Minha mãe, que é super talentosa (e foi ela que me ensinou tudo sobre "botar a mão na massa"); meu irmão, que até tem uma aptidão por arte, mas só fica lendo e estudando sobre; e a arteira aqui, que vira e mexe sai colorindo tudo pela frente.

Minha mãe tinha um sonho... uma cozinha linda, onde ela pudesse satisfazer sua paixão por cozinhar da maneira mais agradável possível. Mas esse sonho era sempre procrastinado, sempre tínhamos uma prioridade ou uma viagem  e a cozinha ficava para depois. Até, que um problema na tubulação surgiu e não podíamos mais adiar essa reforma.

Então começamos a obra! E quem já passou por essa situação sabe do caos que a vida fica. Foram tempos difíceis, mas o foco tem que estar no resultado de todo esse caos!

Antes de a obra acontecer, tivemos que retirar todos os objetos dos armários. E que tesouros encontrei, principalmente um jogo de porcelana lindo, lindo, lindo! Fiquei encantada por um açucareiro, achei o design dele arrojado para a época que ele foi produzido (Só um OBS.: Esse açucareiro é mais velho do que eu, já deve estar quase nos 30). 

Aí pronto, comecei a viajar:

- "E se esse açucareiro fosse produzido hoje, como seria?"

E a viagem foi longa, pensei em várias cores, padronagens, frases, vários elementos para ele deixar de ser vintage e ser mais moderninho...

Com a devida autorização da dona do açucareiro, parti para a missão de deixá-lo com uma roupagem nova!

Olha como ele era pálido, tadinho!


























Alguns materiais que auxiliaram na transformação:

















E vamos para a chamada dos materiais:

- Porcelana - Presente!
- Lixa - Presente!
- Tinta acrílica - Presente!
- Pincéis - Presente!
- Primer - (Oi? Primer?) Presente! (Já, já falo sobre ele)
- Spray metálico - Faltou no dia da foto, mas ele está Presente no projeto! ;)
- Fita crepe - Idem ao Spray metálico!

Comece lixando a porcelana até ela ficar levemente áspera ao toque, eu utilizei uma lixa de grão 180. Cubra a porcelana com o primer em spray, mantendo uma distância de 20 cm, entre os objetos. Essa etapa é importante para um melhor acabamento da pintura, o primer ajuda a tinta aderir melhor à superfície, deixando-a mais lisa e ressaltando a cor da tinta.




 Cubra com a fita crepe a área que você não deseja pintar.



Aqui, além da fita crepe também utilizei jornal para cobrir a parte que não queria pintar. Como utilizei o spary, o jornal foi importante para proteger a névoa do spray.
























Super dica #1:

Devido ao fato de a tinta em spray ser tóxica, eu aconselho utilizar um pano velhinho dentro do açucareiro, ocupando toda a área interna, desta forma o interior da sua peça ficará protegido! =)


Ei, você me ajuda?

É a primeira vez que utilizo esse produto da Colorgin, o Metallik, para efeitos metálicos. Esse é o Dourado, mas também tem o Ouro, com a tampa fosca. Fiquei numa dúvida na hora de comprar, mas acabei optando pelo Dourado, com a tampa cromada. Na embalagem, eles dizem que a cor da tampa é uma referência da cor da tinta. Desta forma achei que teria um efeito cromado. Mas não! O efeito foi parecido com a tampa do outro produto! Eu achei bonito, mas não era o que eu imaginava! Você já usou um desses produtos? Qual a sua experiência?


E vamos ao que interessa? Como ficou o açucareiro na versão moderninho? Tcharaaaam:




Sou viciada em cores, então prefiro assim colorido, mas há quem prefira na versão mais clássica, em qual versão você gosta mais?





















7 comentários :

  1. Que lindoooooo, Thamyrez! Amei a transformação! Acho que prefiro o colorido, hein?! Sua mãe foi muito legal com você! Haha! Gostei do dourado que "deu errado"!
    Bjos :*

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla! Que bom que gostou! Pois é, até que esse dourado ficou bonito né? Mas eu estava esparendo um douradão sabe! rsrsrs Estou pesquisando alguma forma de ter esse efeito ouro de verdade, vamos ver se vai funcionar...

    ResponderExcluir
  3. Thamyrez ficou lindoo, eu super adorei a cor. rs
    O design dessa porcelana é sensacional, adoreiii.
    Muito prendada!
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  4. Olá Lívia! Que bom que gostou! Também amo essa cor e estou numa vibe ne neon!!! Rs
    O design não é lindo do açucareiro, merecia uma vida mais feliz! =)
    Obrigada Lívia! Beijão

    ResponderExcluir
  5. nossa, passei um tempo sem aparecer por aqui e quando eu vejo, tá cheio de novidade!
    A-do-rei! Você realmente precisa participar dos nossos DIY Coletivos, menina!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa sem palavras.... AMEIII!!!! Mas uma vez você arrasando!!!! bjossss

    ResponderExcluir
  7. Sabrina amo a sua visita aqui no blog! =)
    Que bom que gostou!!! =)
    Beijos

    ResponderExcluir