10/10/2014

Aprendendo a REUTILIZAR com Marcelo Rosenbaum

- "Quem te inspira?"

Me fizeram essa pergunta recentemente. Levei uns segundos para responder - já que tenho admiração por tantas pessoas - mas logo me veio um nome, Marcelo Rosenbaum. 





- "Huuum... Por que?"

Caramba... Às vezes perguntas são tão difíceis de serem respondidas, não é mesmo?! Mas, depois de pensar um pouquinho, respondi de prontidão: - Acho que ele utiliza a sua criatividade com maestria!

E, criatividade me inspira!

Uma pessoa criativa é capaz de ver soluções, quando o senso comum está vendo dificuldade. A capacidade de se expressar por diversos meios e ideias, solucionam os desafios que surgem na vida... É o poder de transformar!

E foi transformando lares por todo o Brasil, no programa Lar Doce Lar, que Marcelo Rosenbaum caiu no gosto do povo... e no meu! E quem aqui nunca se sentiu inspirado para executar as ideias dele? Hoje, podemos ver suas transformações no Decora, no canal GNT.

Mas bateu saudade daquela época, das histórias inspiradoras e do makeover da casa inteira. Para relembrar essa fase do designer, escolhi um case que tem tudo a ver com as últimas postagens do blog... Reutilizar, lixo e design! =)



























O Lar Doce Lar, da família Mozart, segundo a equipe de Rosenbaum, foi um dos mais emocionantes e criativos. A protagonista da história é a Dona Hercília, catadora de lixo, que com muita garra, disciplina e força de vontade resolveu começar a estudar com os livros achados no lixo.

O resultado dessa dedicação?  Hercília passou na faculdade federal do Espírito Santo. Quando se formar, ela quer dar aulas de artes e trabalhar com restauração.

Fotos Antes:





Fotos Depois:

Para a reforma, a equipe transformou o seu próprio olhar sobre o lixo. A artista Ana Moraes foi convidada para participar da decoração criando objetos e peças a partir de materiais descartados e coletados pela família. 

Uma dica: Preste atenção nos mínimos detalhes das imagens, e se surpreenda com algumas peças inusitadas que foram reutilizadas!


























Eu amei a sala, basicamente ela é toda com materiais reutilizados.































































































































E essa família super responsa, ainda ganhou uma construção anexa que abriga uma biblioteca e um ateliê, para que eles possam trabalhar em casa.
























São os toques finais que fazem um ambiente ficar cheio de personalidade. E esse lar tem um monte de detalhes fofos. Eu amei o jardinzinho de conchas! E você, gostou mais de qual?

Ah! Vale acrescentar aqui que além de decorar lares e espaços comerciais, Rosenbaum, ainda tem um projeto muito legal o "A gente transforma", que contribui para valorizar os potenciais e saberes, transformando em oportunidades dentro e fora de comunidades carentes ou distantes. Com o design como catalisador de mudanças para o redesenho de um novo mundo.

Para mais projetos do Lar Doce Lar, clique aqui.

Um comentário :

  1. Perfeito!!! Gosto muito dessas coisas!! Você e esses posts incríveis!!!!! Inspiração sempre!!!! Estou amando!!!!

    ResponderExcluir