10/08/2014

Guia prático para pintar móveis antigos

Vocês hein! São sensacionais! Meu coração está numa felicidade só, também com quarto novinho, e com tantas mensagens carinhosas e inspiradoras de vocês não tinha como não estar  feliz!



Mas sabe que fiquei surpresa com algo, várias pessoas me escreveram confidenciando que não sabiam que poderiam pintar seu móvel antiguinho e que não aguentavam mais olhar para o tal armário sem cor e sem graça. Então adivinha? Cá estou para te dar uma ajudinha para você se jogar numa transformação aí na sua casa! Como vocês puderam ver  (aqui) o meu armário era marfim, e também estava enjoada dele. Depois de tanto ver lindas transformações nos blogs de decoração me encorajei para pintá-lo. Vamos para as etapas:

Lixar:

Essa etapa é a mais importante, é um pouco chata eu sei, dói o braço, mãos, dedos, mas lixar é preciso. Comece com uma lixa grossa (eu gosto da P80) e de maneira uniforme passe a lixa em todo o móvel, removendo o verniz ou a cera. Depois parta para uma lixa mais fininha, a P120 pode ser uma boa, ou maior.

Massa para Madeira:

Se seu móvel tem lascas ou arranhões, utilize massa de madeira para preencher a área danificada, deixando a superfície mais lisa, conferindo um melhor acabamento para a peça. Depois de seca, lixar a área que precisou de massa até ficar uniforme.

Camada de Branco:

Antes de sair colorindo o seu armário, passe uma camada bem fininha com tinta branca, isso irá ajudar a tinta aderir e durar por mais tempo. Deixe secar por 3 horas, depois passe uma lixa bem fininha em toda a superfície do armário (mas bem de leve, ok?).

Escolha um tipo de tinta:

Já trabalhei com três tipos de tinta: spray, acrílica e esmalte sintético.

Spray:

- É super prático de utilizar e acredito que seja o mais fácil, porém também é o mais caro. Desta forma é indicado para áreas pequenas.
- Aplique a tinta sobre o móvel sempre na mesma diração e cuidado para não utilizar muita tinta, vá aos poucos com leves camadas, é provavel que seja necessário três demãos no mínimo. Só não se esquecça de esperar secar totalmente para cada demão.
Dica boa: Para uma boa pintura com o spray é importante camadas fininhas, a primeira demão ficará praticamente transparente.
- A distância ideal para o jato de tinta é de 30 cm para a cobertura ficar legal.
- Espero uns 2 dias para a peça secar totalmente.

Tinta acrílica:

- É solúvel em água.
- Ideal para realizar pátinas, aplicação de stencil, acabamento rústico ou para um visual fosco acetinado.
- A sua cobertura é mais superficial e suave, desta forma a primeira camada ficará praticamente transparente, necessitando no total de três demãos para uma acabamento perfeito. Respeite no mínimo quatro horas entre as demãos.
Dica boa: Para um melhor acabamento, após 4 horas depois da primeira demão, lixar a peça com uma lixa bem fininha.
- Eu gosto de aplicar essa tinta com um bom pincel, passando logo em seguida um rolinho de espuma.
- Para limpar seus pincéis, rolinhos e mãos: água e sabão. ( um ponto super positivo para essa tinta)

Tinta esmalte sintético



- Ideal para metal, madeira e formicas.
- Foi a tinta que mais tive dificuldade para trabalhar, porém é o melhor resultado. 
- É muito resistente, possui alto brilho e dá um efeito laqueado. Possui dois acabamentos: fosco e alto brilho.
- Aplique a tinta com um rolinho de espuma bem carregado com o produto, logo em seguida, retire o excesso de tinta e passe novamente o rolinho bem de leve. Faça com bastante carinho e paciêcia, pois se não for bem aplicada pode apresentar bolhas e descascar rápido.
- O período de secagem é longo, necessitando em média 8 horas entre as demãos.
- Use avental e luvas, o produto não sairá  da roupa com água.
- Opte pela tinta a base d'água, o cheiro é mais fraco e facilita a limpeza do material.
Dica boa: Quando pintei meu móvel a sujeira foi grande, utilizei Thinner para me ajudar na limpeza.

Bem, é isso! Espero ter te ajudado, compartilhando um pouco das minhas experiências até agora. Qualquer dúvida ou sugestão é só comentar aqui!









Nenhum comentário :

Postar um comentário